sexta-feira, 29 de abril de 2011

Linux Ubuntu 11.04 (o que eu achei)

o conteúdo deste artigo é pessoal

bem, no primeiro contato achei muito difícil a adaptação a nova plataforma Unity, achei muito perturbador, o painel de aplicativos por exemplo: eles ficam todos aleatórios e faz você que quer alterar o sistema ficar perdido em meio a tantos outros softwares e aplicativos. Outra coisa importante a se considerar é que, a bandeja de aplicativos abertos é difícil manipular-las com rapidez que se deseja, você não minimiza, você apenas esconde (por vezes não acha RSRSRS) mas é sério, não gostei, eu que gosto de mudar no visual tive um baita surpresa ao saber que fiquei impedido de mudar barra de cima (a barra de baixo sumiu) não tem como adicionar outra barra de ferramentas e que não posso colocar atalho dos meus programas favoritos la, triste, isso ate o windows é melhor.

A intenção da mudança do Gnome para o Unity vai além da promessa de melhor usabilidade (o que não conseguiu alcançar), o interesse da canonical e seu fundador Mark Shuttleworth, é que o ubuntu seja algo diferente e inovador frente aos outros sistemas operacionais baseados em kernel linux ou não, ou seja, que ele seja diferente de tudo que já vimos em se tratando de sistemas operacionais para desktop, mas, porém, contudo, o novo desktop ubuntu perece ter sido feito para Tablet touch screen, mas péssimo pra quem usa mouse.

minha esperança é que a versão 11.10, logo após esta, tenha pelo menos resolvido a questão de personalização e os software menos espalhados e que me deixa louco, bem como todos que falam sobre isso.

quem ganha com a mudança? já que o fundador do kernel Linux não se preocupa com a briga do linux para desktop, segundo o fundador Linus Torvalds, a guerra entre desktop é o que menos o preocupa, pois o kernel linux esta presente no Android, sistemas de computadores a bordo de carros, a Google esta usando Linux como sistema para seu banco de dados e servidores, lançou seu sistema operacianal apartir do kernel Linux, hoje o kernel linux esta onde você menos espera. mas voltando ao assunto desktop, quem ganha com a mudança? R: não sei, mas o ubuntu vai perder espaço, pois deixou de ser uma alternativa para pessoas que buscam migrar dos sistemas operacionais Windows ou Mac, e terão uma alternativa em outras distribuições.

Vou instalar o 11.04, quando tiver coragem e paciência ate la vou usar meu 10.10 que está ótimo, vamos esperar o arrependimento da canonical. vou ter que mudar meu desktop para Debian quando esta distro tiver o Gnome 3.0 que esta lindo de mais.

Um comentário:

Eric Augusto disse...

Cara.. O linux é muito bacana, porém eu não consigo me acostumar em usar ele diariamente!

Parabéns pelo blog.

Abraço